O que eu preciso para o exame?

O eletrocardiograma não possui contraindicações, mas é sempre recomendado ir bem alimentado e descansado. Também é importante informar ao médico qualquer mal-estar sentido recentemente ou no momento da realização, pois é possível que ele interfira no diagnóstico do médico a partir do exame ou demonstre uma intermitência de sintomas.

Para realizar um eletrocardiograma, é necessária indicação de um cardiologista, que irá requisitá-lo em caso de sintomas ou suspeitas relacionadas ao coração, como doenças cardíacas, infartos, arritmias ou sopros.

O que é um Eletrocardiograma?

O eletrocardiograma é um exame que avalia e desenha a atividade elétrica do coração, que inclui a frequência, a velocidade e a quantidade dos seus batimentos. Ele é realizado com o paciente deitado, quando são conectados cabos com pequenos contatos metálicos nos tornozelos, peito e punhos.

Estes sensores são conectados a um aparelho que gera um relatório sobre o funcionamento do coração naquele intervalo de tempo. Geralmente, não é demorado e leva aproximadamente 10 minutos.

O eletrocardiograma é extremamente útil para identificar arritmias cardíacas, batimentos “fora de hora”, que podem gerar tontura, desmaios e palpitações; infarto agudo do miocárdio, que é o bloqueio do fluxo sanguíneo no coração e gera dor intensa no peito; inflamação nas paredes do coração; e sopro cardíaco, que são pequenas alterações na estrutura do coração que geram tontura e falta de ar.

Com os resultados do eletrocardiograma em mãos, o cardiologista pode realizar alguns diagnósticos e/ou indicar exames complementares, também de acordo com os sintomas apontados pelo paciente.