O que eu preciso para o exame?

Para realizar uma colposcopia, é necessário evitar contato íntimo (relações sexuais de toda espécie) nos dois dias anteriores – mesmo que com uso de preservativo (camisinha). Também é necessário preservar a região, sem introduzir nenhum medicamento, substância ou objeto. Isso inclui cremes hidratantes, lubrificantes, absorventes internos ou qualquer objeto.

Além disso, a mulher não pode estar menstruada, pois isso altera temporariamente a região e impede um diagnóstico preciso. Ela deve levar o resultado do último exame de Papanicolau (mais conhecido como Preventivo). Caso a mulher possua o hábito de realizar duchas vaginais, também deve ser evitado.

O que é Colposcopia?

A colposcopia é um exame minucioso realizado na região íntima da mulher, que inclui a observação com lente de aumento da vulva, vagina e colo do útero. Geralmente, sua realização é indicada após a observação de alguma alteração no exame de Papanicolau (Preventivo), que por sua vez consiste na coleta de material do colo do útero e deve ser realizado anualmente por toda mulher sexualmente ativa e/ou em idade reprodutiva.

Durante a colposcopia, a mulher senta na maca própria da ginecologista, com as pernas afastadas, onde recebe o espéculo, instrumento que mantém o canal vaginal aberto. O colposcópio então é utilizado, que nada mais é do que uma espécie de binóculo, que proporciona a médica ou médico uma visão aumentada da região.

Com a visão ideal do local, são aplicados algumas substância em locais específicos e, de acordo com as reações observadas, avalia-se se existe alguma alteração. Neste momento, é normal que a mulher sinta um pouco de ardência na região. Caso seja identificado algum sinal incomum, o médico pode coletar uma amostra e enviar para o laboratório, onde será realizada uma biópsia (análise do material que apontará se existe doença).

Atenção: a colposcopia pode e deve ser realizada durante a gravidez! Não existe nenhuma contraindicação relacionada à gestação. A única diferença é que, dependendo do resultado, a médica ou médico irá indicar o adiamento do tratamento ou a consulta ao obstetra para maiores orientações.