O que eu preciso para o exame?

A única coisa necessária para o teste da orelhinha é comparecer ao local do exame com o recém-nascido – muitas vezes ele é realizado no próprio hospital, já que é obrigatório.  

O que é Teste da Orelhinha?

O teste da orelhinha é um exame extremamente simples, que detecta qualquer alteração na audição do recém-nascido, sendo recomendada sua realização em até 3 dias após o nascimento.

É muito importante destacar que nem sempre é possível detectar ou precisar qualquer deficiência auditiva no primeiro teste da orelhinha. O exame poderá dar alterado em somente uma das orelhas, ocasionado pela presença de líquido amniótico no local, e será repetido dentro de um mês. Além disso, em alguns casos, o teste poderá ser refeito entre os 7 e 12 meses de idade, para verificar a evolução da audição. Na verdade, o teste da orelhinha pode ser realizado a qualquer momento, desde que os pais ou médicos notem alguma alteração na audição do recém-nascido.

O exame consiste em posicionar um aparelho específico próximo às orelhas do bebê (uma de cada vez), que irá apontar eventuais alterações. O teste da orelhinha é realizado durante o sono e não provoca nenhum tipo de dor no recém-nascido.

Os bebês que possuem maior risco de apresentar alguma alteração no teste da orelhinha, e por isso os pais devem se certificar de que ele foi realizado, são: prematuros com menos de 38 semanas de gestação; os que possuem algum caso de surdez na família; ficaram mais de 5 dias internados na UTI neonatal, respirando com a ajuda de aparelhos; os que nasceram com menos de 1,5kg; quando a mãe apresentou alguma infecção durante a gravidez, como herpes e sífilis; os que apresentam má formação na região das orelhas ou da face; os que sofrem de doenças como sarampo, citomegalovírus ou meningite, ainda recém-nascidos; os que sofreram traumatismo craniano; os que passaram por quimioterapia durante a gestação.

Em caso de qualquer dúvida sobre o desenvolvimento da audição do seu filho, consulte um pediatra ou otorrinolaringologista e verifique se a mesma está condizente com sua idade, não confie em informações obtidas na internet, elas não substituem uma consulta presencial. Geralmente, a partir dos 3 meses, o bebê já demonstra atenção com sons e tenta imitá-los.