O que eu preciso para o exame?

O teste do olhinho é um exame extremamente importante para detectar quais alterações na visão do recém-nascido e por isso geralmente é realizado ainda na maternidade, na primeira semana do bebê. Caso não seja feito, é fundamental cobrar sua realização na primeira consulta com o pediatra e também repeti-lo aos 4, 6, 12 e 24 meses.

O que é Teste do Olhinho?

O teste do olhinho é também conhecido como “teste do reflexo vermelho” e pode diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como glaucoma, catarata congênita, tumores e até mesmo estrabismo.

O exame é bastante simples e não causa nenhuma dor ao recém-nascido. Através de um aparelho específico, o pediatra projeta um feixe de luz no centro dos olhos do bebê e o reflexo irá definir se ele possui a visão saudável ou tem alguma alteração: caso o reflexo seja avermelhado, alaranjado ou amarelado, o resultado foi positivo; caso o reflexo seja esbranquiçado ou diferente entre os dois olhos, serão necessários exames complementares para detectar a alteração na visão.

É importante destacar que o teste do olhinho é o principal no início da vida do bebê, mas mesmo em caso de resultado positivo, é recomendada uma consulta ao oftalmologista no primeiro ano de vida. Os pais também devem estar atentos a sinais como não-acompanhamento de luzes e objetos.