O que eu preciso para o exame?

Na preparação para a videolaringoscopia é recomendado que o paciente não consuma alimentos por duas horas antes do procedimento. Ele será indicado por um otorrinolaringologista após uma consulta presencial que se observem alterações região que precisam ser observadas mais detalhadamente. 

O que é Videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um procedimento que serve para examinar de forma minuciosa toda a extensão da laringe, que começa na base da língua e se estende até a transição para o sistema digestivo.

Geralmente é aplicada uma anestesia local e o paciente fica sentado, então é introduzida pela boca um cabo de fibra ótica com uma câmera acoplada na ponta, que transmite as imagens em tempo real para um monitor e é gravada para análise posterior, caso necessário. Essa câmera e o manuseio do instrumento na videolaringoscopia permitem que o médico veja com clareza lesões que podem ser: nódulos nas cordas vocais, laringites (inflamações na laringe), edemas de Reinke (lesões nas pregas vocais com acúmulo de fluido), cistos intra-cordais, sulcos vocais, dentre outros diversas lesões nesta região.

Após a realização da videolaringoscopia, não existem restrições de alimentação ou indicação de procedimentos curativos para as mucosas, pois o material é feito especialmente para não causar ou agravar eventuais lesões existentes.