A cardiologia é a área da medicina que cuida do coração. Existe uma falsa crença de que só é preciso consultar o cardiologista em caso de doenças diagnosticadas do coração, emergências ou por pessoas de idade avançada. Na verdade, a cardiologia deve ser consultada para checar o funcionamento das estruturas do coração, nossos hábitos de vida e a possibilidade de desenvolvermos doenças cardíacas.

Quando eu devo procurar a Cardiologia?

A cardiologia trata todas as doenças do coração e da pressão, mas nem sempre isso é compreendido de maneira correta. O primeiro passo é entender que existe a cardiologia preventiva: desta forma, se você for iniciar uma atividade física regular, especialmente de alta intensidade, ou se for realizar uma cirurgia, é fundamental consultar um cardiologista.

Se você possui, independente da regularidade, um destes sintomas, não hesite em procurar a cardiologia:

  • Dores no peito, que podem ser acompanhadas de sensação de pressão no tórax, dificuldade para respirar e palidez;
  • Incômodos relacionados aos batimentos cardíacos, podendo ser acompanhados de dificuldade de manter a respiração regular e a pressão baixa;
  • Picos de pressão arterial;
  • Dificuldades de respirar em geral, podendo estar relacionadas ao sono;
  • Perda de consciência, especialmente com retorno rápido, podendo ser em repouso ou após esforço, mudança de posição, desencadeada por fatores externos;
  • Fadiga ou cansaço intenso, especialmente sem esforço físico condizente.

“Já sei qual é meu problema, preciso me consultar?

Todo diagnóstico pode ser alterado devido a condições individuais, seja pela genética, pelos hábitos de vida ou por ações do mundo exterior. Assim, ainda que você já saiba qual é seu diagnóstico ou possua uma doença crônica, é fundamental consultar um especialista em cardiologia. Ele irá reavaliar o seu quadro clínico pode prescrever uma nova medicação ou tratamento de acordo com as suas condições.