A dermatologia cuida do maior órgão do nosso corpo: a pele. Em primeiro lugar, a especialidade tem como objetivo a manutenção da saúde da pele, prevenindo principalmente o câncer. Paralelamente, pode auxiliar na busca da beleza e da autoestima dos pacientes através da estética, já que também inclui áreas como cabelo, unhas e mucosas (boca, lábios, genitália, dentre outros).

Quando eu devo procurar a Dermatologia?

A dermatologia deve ser consultada regularmente por qualquer pessoa que deseja ter uma pele saudável, aliando saúde e bem-estar. Manter a saúde da pele e áreas anexas, como cabelos, unhas, mucosas e glândulas é extremamente importante para não permitir que infecções ou outras reações do corpo evoluam para órgãos internos, o que significa aumento do risco das doenças.  Dentre essas preocupações, a prevenção ao câncer de pele ocupa lugar central, começando pela conscientização de todos os pacientes quanto aos perigos da exposição solar, até o diagnóstico e remoção cirúrgica de sinais na pele com células de câncer. A dermatologia também está habilitada para tratar, dentro da avaliação das mucosas, doenças sexualmente transmissíveis e venéreas.

Além da saúde, existe também a atuação da dermatologia na estética. Desde o desenvolvimento de cosméticos (cosmiatria), que é uma subespecialidade da dermatologia, até a realização de procedimentos complexos como o peeling químico, passando por atividades estéticas mais simples, como a limpeza de pele. Desta maneira, se você se encaixa em alguma dessas situações, vale a pena procurar a dermatologia:

  • Possui espinhas (acne) que afeta sua autoestima e bem-estar;
  • Possui manchas na pele de qualquer espécie;
  • Possui sinais na pele que estão se alterando com o passar do tempo;
  • Possui coceira excessiva em alguma região da pele;
  • Sente-se incomodado com a oleosidade da sua pele;
  • Tem dúvidas sobre como se proteger do sol em qualquer época do ano;
  • Quer saber como obter uma pele macia e bonita;
  • Tem dúvidas sobre quais produtos cosméticos serão benéficos para o seu tipo de pele;
  • Tem queda de cabelo;
  • Possui unhas fracas que quebram constantemente;
  • Notou algum sinal diferente em uma mucosa, como lábios, boca ou genitália.

“Já sei qual é meu problema, preciso me consultar?”

Todo diagnóstico pode ser alterado devido a condições individuais, seja pela genética, pelos hábitos de vida ou por ações do mundo exterior. No caso da dermatologia, alergias, infecções e outras doenças podem evoluir rapidamente, incluindo pelas consequências do uso de medicação ou de produtos cosméticos. Assim, ainda que você já saiba qual é seu diagnóstico ou possua uma doença crônica, é fundamental consultar um especialista em dermatologia. Ele irá reavaliar o seu quadro clínico pode prescrever uma nova medicação ou tratamento de acordo com as suas condições.