A clínica geral é a área médica que irá observar de forma ampla a saúde do adulto, com exceção das questões cirúrgicas, obstétricas (relacionadas à gravidez) e ginecológicas (relacionadas ao aparelho reprodutor feminino).

Quando eu devo procurar a Clínica Geral?

A clínica geral deve ser buscada por todo adulto que possuir um ou mais problemas de saúde, especialmente se tiver dúvidas sobre a especialidade relacionada com os seus sintomas. Em alguns casos, recomenda-se a consulta na clínica geral justamente para que o médico possa ver o quadro geral e direcionar o paciente para uma ou mais especialidades, frequentemente com exames já indicados.

É importante destacar que a clínica geral não é uma especialidade “generalista” que desconsidera questões específicas de cada área. Ela é designada para observar o quadro clínico do paciente de forma ampla, relacionando inclusive um ou mais sintomas e abrindo caminho para diagnósticos mais específicos que poderão ser feitos pelos especialistas nas áreas. Assim, se você se encaixa em alguma das situações abaixo, deve se consultar com um clínico geral:

  • Não vai ao médico durante muito tempo e quer realizar uma checagem de rotina;
  • Sente mal estar constante, mas não consegue identificar nenhum padrão nos sintomas;
  • Sente dores regulares em partes diferentes do corpo, mas suspeita que estejam relacionadas em razão de fatores externos;
  • Consultou médicos especialistas em mais de uma área e não obteve sucesso no tratamento simultâneo de mais de um problema;
  • Consultou médicos especialistas de áreas diferentes que deram diagnósticos conflitantes para os mesmos sintomas.

“Já sei qual é meu problema, preciso me consultar?”

Todo diagnóstico pode ser alterado devido a condições individuais, seja pela genética, pelos hábitos de vida ou por ações do mundo exterior. No caso da clínica geral, a abordagem mais ampla pode identificar essas situações ainda mais rápido. Assim, ainda que você já saiba qual é seu diagnóstico ou possua uma doença crônica, é fundamental consultar um especialista em clínica geral. Ele irá reavaliar o seu quadro clínico pode prescrever uma nova medicação ou tratamento de acordo com as suas condições.