A urologia é a área da medicina que trata de todos os problemas relacionados com o aparelho urinário (rins, bexiga, ureteres e uretra), tanto em homens quanto em mulheres, incluindo cálculos nos rins e tumores nestas áreas Além disso, essa especialidade também cuida do sistema reprodutor masculino.

Quando eu devo procurar a Urologia?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a Urologia não deve ser consultada somente por homens, mas também por mulheres que tenham problemas no aparelho urinário, como incontinência, por exemplo, pois a especialidade trata ambos.

Para os homens, é fundamental destacar o papel que a urologia tem na prevenção do câncer de próstata, sendo responsável pelo exame preventivo. Ainda hoje existem homens que por puro preconceito, não realizam o exame de toque, que examina a próstata e pode diagnosticar precocemente o câncer local e aumentar muito as chances de cura.

A urologia ainda é responsável por todo o sistema reprodutor masculino, incluindo o pênis, os testículos e suas estruturas anexas, assim como a fertilidade do homem. De forma geral, se você se identifica com alguma destas situações ou sintomas, deve consultar um urologista:

  • Desconfortos relacionados com o aparelho urinário;
  • Dificuldade em segurar a urina;
  • Dores na parte lateral das costas mais próximas à lombar;
  • Ardência na hora de urinar;
  • Tem dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis;
  • Sangramento junto com a urina;
  • Tem mais de 45 anos e nunca realizou exame de próstata ou realizou há mais de 1 ano;
  • Desconforto nos testículos;
  • Dificuldade de ter relações sexuais por questões físicas;

“Já sei qual é o problema, preciso de consulta?”

Todo diagnóstico pode ser alterado devido a condições individuais, seja pela genética, pelos hábitos da família ou por ações do mundo exterior. No caso da urologia, o sistema reprodutor do homem, bem como a prevenção ao câncer de próstata, devem ser constantemente observados. Para as mulheres que frequentemente possuem infecções urinárias, a doença pode evoluir e gerar problemas sérios. Assim, ainda que você já saiba qual é seu diagnóstico ou possuir uma doença crônica, é fundamental consultar um urologista. Ela ou ele irá reavaliar o seu quadro clínico e pode prescrever uma nova medicação ou tratamento de acordo com as condições.