
A ginecologista é a especialista na saúde da mulher que irá cuidar de todas as doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino (vagina, útero, ovário, mamas), incluindo a prevenção ao câncer de colo do útero. A obstetrícia, que são os cuidados com a gestação e o bebê durante este período, também faz parte desta área.
Quando eu devo procurar uma ginecologista?
A ginecologista ou o ginecologista é muito importante para o acompanhamento regular da saúde da mulher. Mais do que analisar seu sistema reprodutor, a ginecologista pode te indicar para outras especialidades e precisa ser consultada anualmente para realização do teste “preventivo” (Papanicolau), fundamental na prevenção do câncer de colo do útero, e te dará orientações necessárias para prevenção do câncer de mama. Se você se identifica com alguma destas situações ou sintomas, você deve consultar uma ginecologista:
- Tem dúvidas sobre a sua menstruação;
- Não realizou o Preventivo (Papanicolau) nos últimos 12 meses;
- Está grávida e ainda não possui acompanhamento médico;
- Tem dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST);
- Não sabe como realizar o autoexame preventivo ao câncer de mama;
- Teve relações sexuais sem preservativo recentemente;
- Apresenta corrimento (secreção) vaginal esbranquiçada;
- Passou por alterações físicas na vagina que causam incômodo;
- Quer engravidar mas está encontrando dificuldades.
“Já sei qual é meu problema, preciso me consultar?”
Todo diagnóstico pode ser alterado devido a condições individuais, seja pela genética, pelos hábitos de vida ou por ações do mundo exterior. A ginecologista pode ainda considerar e relacionar questões emocionais e relações sociais com sintomas físicos e psicológicos. Assim, ainda que você já saiba qual é seu diagnóstico ou possua uma doença crônica, é fundamental consultar uma ginecologista. Ela ou ele irá reavaliar o seu quadro clínico e pode prescrever uma nova medicação ou tratamento de acordo com as suas condições.