
Todas as doenças relacionadas ao sistema digestivo – que começa na boca e vai até o ânus -, são tratadas pela gastroenterologia. No caso de distúrbios alimentares, é possível que seja recomendado o acompanhamento psicológico além do tratamento clínico.
Quando eu devo procurar a Gastroenterologia?
A gastroenterologia deve ser procurada em caso de qualquer desconforto no sistema digestivo, geralmente na região abdominal, mas que também incluía faringe, esôfago (tubo por onde passa o alimento), estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Se você se identifica com alguns dos sintomas abaixo, deve consultar um especialista em gastroenretologia:
- Dores regulares na região abdominal;
- Diarreias ou desarranjos intestinais de forma geral;
- Dificuldade de evacuar regularmente, conhecida como “prisão de ventre”;
- Reações adversas quando consome um ou mais alimentos específicos;
- Vômitos após consumo de alimentos;
- Sensação de queimação na região abdominal;
- Sangramento pelo ânus notado na hora de evacuar;
- Inchaço na região abdominal que aparentemente não condiz com acúmulo de gordura.
“Já sei qual é meu problema, preciso me consultar?”
Todo diagnóstico pode ser alterado devido a condições individuais, seja pela genética, pelos hábitos de vida ou por ações do mundo exterior. No caso da gastroenterologia, pela grande quantidade e diversidade de alimentos que consumimos, essas mudanças estão ainda mais propensas a ocorrerem. Assim, ainda que você já saiba qual é seu diagnóstico ou possua uma doença crônica, é fundamental consultar um especialista em gastroenterologia. Ele irá reavaliar o seu quadro clínico pode prescrever uma nova medicação ou tratamento de acordo com as suas condições.